Por que escolhi a Endocrinologia e Metabolica e Esportiva? Minha breve historia.
Muitíssimo Prazer!!! Meu Nome é Marcella Marinho, médica, nascida na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, mas que gosta de conhecer o novo, cuiriosa desde criança, amante das artes, literatura, sempre lendo e estudando. No primeiro momento, devido o curso de Medicina ser sempre concorrido, então em 1998, 2 anos após de ter finalizado o antido segundo grau, ingressei na Faculdade de Fisioterapia e formei-me em 2002 com orgulho, pois em seguida optei em ser Fisioterapeuta Voluntaria na Apae, ali uma grande escola com atividades ludicas com crianças não só de Sindrome de Down , mas também com outras crianças com alterações psicomotoras, baseada na Escola de LaPierre. Mas nunca imaginara que seria uma profissional de saúde na adolescência!
Em 2005, uma grande vitoria ao ingressar na tão sonhada e amada Faculdade de Medicina na minha outra grande escola: a Universidade Gama Filho também no Rio de Janeiro. Com Resiliência, aguardei 8 anos por essa benção e como todo estudante de medicina de uma casa humiilde, tive minhas dificuldades e nunca desisti de superá-las. Ser Medico, é uma missão e escolher uma especilidade é particularidade de cada um. Na infância, como toda menina dos anos 80, fazia ballet clássico. Posteriormente já na adolecência fiz basquete, jiu jitsu (graduada na faixa azul, por ora, judô inicialmente, patins, Handball e danças como Flamenco e Dança do ventre.
Contudo, houve uma época que a ansiedade estava presente constantemente na minha vida e isso me atrapalhava, pois mesmo sendo praticante de esporte vivia no "efeito safona" desde os 10 anos, uma luta constante há 30 anos, seguido da Procrastinação, isso tornava uma frustração.
Após a formatura como Médica em 2013, não sabia o que fazer de especialidade e trabalhei em plantões exaustivos, aprendendo com os colegas medicos mais experientes, ganhando amadurecimento profissional e tentando emagrecer sempre. Até conseguia brevemente, mas tinha reganho de peso e dobrado, isso interferia na auto estima, profissionalmente sempre progredindo, mas pessoalmente, sepre triste pois não via a verdadeira Marcella. Como todo ser humano ou a maior parte dos humanos, academia era um problema, devido a preguiça e procrastinação, atividade resistida, musculação, aerobico então era um pesadelo, até por que vivia exausta.
Até que por motivos pessoais tristes, no final de 2018 comecei de "perder peso", isso me deu uma leve animada, pois para minha felicidade ingressei na Residência Medica, 2 anos intensos de estudos, atendimentos, plantões extras, situações estressantes que corroboraram a alcançar 110kgs!!!! Peso que nunca tive até então, ali minha auto estima foi para o fundo do poço, me achava feia, não olhava para o espelho, só meu cabelo que achava bonito em mim. Próximo a finalizar a Residência Medica, já me cansava até subir uma escada, eu prometi que terminando a Residência iria me dedicar ao máximo para buscar a Marcella perdida no fundo do poso e ELIMINAR peso por mim mesma sem cirurgia, pois sabia que teria capacidade, foco, disciplina para isso e com uns dos lemas que tenho para mim: "um dia de cada vez". Nisso, mudança de estilo de vida, mudança de habitos alimentares, respirei fundo e encarei em definitivo Academia com exercicios aeróbicos e resistids, alogamento muscular (Musculo tem memoria e se lembrará do condicionamento fisico uma vez que já houvera em algum momento).
No inicio, comoo sempre ir na para academia era uma tortura (perdoem me profissionais da Educação Fisica), contudo, fazendoo reflexões que aquela tortura deveria virar chave da minha mente e torná-la prazeiroza e um habito como estudar, escovar os dentes demais bons habitos em nossas vidas...e assim em 3 anos foram eliminados mais de 30 kgs, de 110kgs para 71kgs! Como assim? Obviamente por ser medica já estava desde a faculdade pensand em fazer Endocrinologia, pois assim poderia alem de me ajudarm cuidar dos meus familiares portadores de Diabetes Mellitus. Conforme, fui adentrando no universo da Endocrinologia, como uma pessoa de sempre de mente aberta e sempre disposta a aprender novos ensinamentos, fui ficando mais encantada. Ao fazer um curso na cidade de São Paulo , foi um divisor de aguas na minha vida que vi que não poderia mais viver sem atividade fisica, e com isso retornei com antigos bons habitos como patinação ao solo, correr por que melhorou muito minha ansiedade e me ajudando a reconquistar minha auto estima!!! Dizem que até rejuveneci!
Neste ano fiz um curso que agregou muito no meu curriculo: Endocrinologia Avançada ao Esporte pela Unifesp coordenada pelo Dr. Clayton que também responsavel e coordenada o curso de Endocrinologia da Unifesp ( Escola Paulista de Medicina).
Esse texto enorme, condiz que a cada dia tenho uma vitoria mesmo que seja pequena ou grande, fui no evento do Arnold South America de 2024, Mr. Olympia em outubro de 2024, mas paralelo a isso exerço a Medicina tradicional por vocação e faço com carinho meu trabalho e assim vou caminhado e vencendo meus obstáculos.
"Nosso maior desafio somos nós mesmo, cabe a nós se queremos avançar e evoluir, equilibrar suas emoções, saber resolver as dificuldades, vencer suas dores emocionais e psicologicas ou se manter na procrastinação em um ciclo vicioso!!!" Mude, vire a chave de sua mente, e e você verá o quão diferente você se tornará!"
Dra. Marcella de Fatima Lomeu Marinho
CRM RJ 52.97511-7 RQE 35103 E CRM SP 247824 RQE 121202
Agende sua consulta! Atendimentos eixo RJ e SP presencial e por video fora do eixo RJ e SP, faça a diferença na sua vida em todos os viéses para realizar seus sonhos e conquitas!!!